quarta-feira, 16 de outubro de 2013

O dia em que fui bosnio*

Bandeira bosnia
Era uma aposta alta. Eu tinha acabado de chegar a Zagreb, vindo de Budapeste, uma viagem que levou sete horas de trem. Eram oito da noite e a duvida me perseguia: conhecer a capital dos croatas ou seguir rumo logo na manha seguinte, para ver de perto a Bosnia se classificar para a Copa do Mundo, em Sarajevo? Os bosnios enfrentariam a Lituania fora de casa, na ultima rodada da fase classificatoria, e precisavam de uma vitoria simples em Vilnius para garantirem a vaga.
O trem partia de Zagreb as nove da manha e, apesar de serem apenas 400 quilometros, a previsao era levar nove horas para chegar ao destino. Bom, com sorte, eu chegaria as seis da tarde e teria uma hora para tirar algum dinheiro e alcancar o albergue antes do jogo, que comecava as sete. Decidi arriscar.
No dia seguinte acordo cedo, rumo para a estacao de trem, compro a passagem e embarco, rumo sul. A viagem foi explendida, montanhas e mais montanhas com as cores impressionistas do outono nos balcas, as folhas das arvores mescladas de verde, vermelho e amarelo, nos tons mais variados. O trem era antigo, ainda com aquelas cabines dos anos 60, muito confortavel. As companhias variaram ao longo do caminho, uma vez que o trem parava a cada cidadezinha que aparecia ao longo dos trilhos. Para comecar uma estudante croata, depois duas senhoras bosnias (ganhei uma bergamota de uma delas) e no fim dois montenegrinos (que me deram um chocolate). Mas foi longa... Cheguei com uma hora de atraso, as sete da noite, em Sarajevo.
BBI Center
Parecia que todo mundo tinha ido para a rua. O tram que eu devia pegar ate o albergue parou dois pontos antes, porque a policia tinha fechado o acesso, nas proximidades dos dois enormes teloes montados no BBI Center. O jogo ja ia para a metade do primeiro tempo quando consegui achar o hostel, onde um grupo de uns dez bosnios nao tiravam o olho da televisao.
Fui obrigado a tirar um deles da frente da tela, Almir, um simpatico gordinho que ficou extasiado ao ver meu passaporte. Com o documento na mao ele acenou para os amigos: Agora nos vamos mesmo pra Copa, temos ate um brasileiro aqui! A sala foi ao delirio.
A partida ainda estava zero a zero. Digo a ele que vim para dar sorte, mas pra ele esquecer que eu tinha dito aquilo caso eles perdessem.
Subo para o quarto, jogo a mala la dentro e saio para a rua. Os bares estao lotados e quem nao conseguiu um lugar para sentar se amontoa atras das mesas, pescando algo nas televisoes. Paro em um deles para acompanhar o jogo, quando ja se vao 16 minutos do segundo tempo, ainda zero a zero. A tensao e tamanha que de tempos em tempos alguem quebrava um copo, em algum lance de perigo de gol.
Em cima do poste
Decido caminhar ate o BBI Center, para sentir o clima nos teloes. No caminho, perco o gol de Ibisevic, aos 23 minutos, mas quando chego a praca a euforia e generalizada. Acho um lugar para enxergar o telao atras de uma familia, um senhor de uns sessenta e poucos anos, a mulher e o filho. A Bosnia manda no jogo e a Lituania so assusta em uma cobranca de falta, que faz o senhor passar as maos pelos cabelos. Olho para ele e imagino o que ele deve ter passado durante o cerco, a dificuldade para conseguir comida, a necessidade de se arriscar pelas pontes para buscar agua, sob a mira dos franco-atiradores servios nas montanhas em volta de Sarajevo... Ate hoje a cidade sofre com racionamento de agua, que e cortada diariamente entre a meia noite e as cinco da manha. Me aproximo dele, para tentar perceber o que ele estaria sentindo.
A partida ja caminha para o fim e a festa ameaca ganhar ritmo. Fogos e sinalizadores vermelhos tomam conta da praca enquanto um homem sobe em um poste para estender uma bandeira bosnia. Ao lado do senhor, vejo os ultimos minutos, nos acrescimos. O juiz apita o fim da partida e a Bosnia esta na Copa.
Procissao da vitoria pela Maršala Tita
Ofereco minha mao e o felicito. Ele a aperta, olhando nos meus olhos, e agradece com um sorriso timido e quase surpreso, antes de ser abracado pelo filho, em delirio.
Caminho para o meio da praca e me deparo com um bosnio enrolado em uma bandeira do Brasil. Me aproximo e o felicito pela bela bandeira. Feliz por encontrar um brasileiro, ele sugere o grupo perfeito para a Bosnia na Copa: Brasil, Bosnia, Nigeria e Japao. E acrescenta, logo em seguida: Brasil em primeiro e a Bosnia em segundo.
Depois de alguns minutos de euforia, a multidao comeca a deixar a praca pela Maršala Tita, em uma procisao cantante e embandeirada rumo ao centro antigo e turco de Sarajevo, a Baščaršija. Sigo com eles, em direcao ao albergue, para cumprimentar o Almir. Na sala, os bosnios comemoram, Almir entre eles. Ele me abraca e agradece a boa sorte.
Saio de novo para a rua e desco a Zelenih Beretki, ainda cheia de gente comemorando. Viro na Muvekita e encontro um bar lotado, onde uma banda toca um rock bosnio. Entro e peco uma cerveja e uma rakia para comemorar a classificacao. Ao meu lado, dois caras enrolados em uma bandeira bosnia bebem cerveja e cantam. Estendo minha mao e dou os parabens pela vaga, recebido por um sorriso caloroso e de poucos dentes de Cern – ele parecia um personagem do Joe Sacco em Safe Area Gorazde. Cern nao e de Sarajevo, veio de Banja Luka, no norte da Bosnia, na chamada Republica Srpska, area de maioria servia. Muitos bosnios foram expulsos de suas casas durante a guerra, especialmente no leste do pais, incluindo a tristeza da limpeza etnica em Srebrenica.
Ainda na Maršala Tita
Mas nao pergunto nada sobre isso a Cern, nao quero trazer lembrancas tristes e estragar o momento. Bebo minha cerveja e a rakia, me despeco e volto para o albergue, feliz. Ha 18 anos o lider dos servios na Bosnia, Radovan Karadžić, fez sua previsao sobre o futuro do pais: Em apenas alguns dias Sarajevo ira desaparecer e havera 500 mil mortos, em um mes os muculmanos serao aniquilados na Bosnia e Herzegovina.
Vinte e dois anos atras, a guerra que durou tres anos deixou 100 mil mortos, mais de 20 mil mulheres estupradas e 2,2 milhoes de refugiados. Hoje, a Bosnia vai a Copa do Mundo no Brasil. Servia e Montenegro estao fora e apenas a Croacia ainda tem chance de se classificar, via repescagem. Parece que Deus existe, e gosta de futebol...
*O texto vai sem acentos, tils e cedilhas, porque o teclado bosnio nao ajuda muito...

Segue um video carregado no YouTube com o clima do BBI Center ontem a noite:
http://youtu.be/s1paF7RHQIA

Nenhum comentário:

Postar um comentário